ALGUNS ARTISTAS

figura2.jpg

BOCCIONI:

Contribui muito para levar a polêmica “anticultural” do futurismo no âmbito das artes plásticas. A sensação dinâmica é o principal valor de sua arte, ação que se traduz na pintura pela prática das técnicas neo-impressionistas, associadas aos princípios do Cubismo. No campo da escultura procurou solucionar todos os aspectos da forma dinâmica na linguagem tridimensional, estudou de forma intensiva o movimento dinâmico de um corpo humano no espaço. Falou sobre a exclusão do nu e exaltação ao uso de materiais nobres, como o mármore e o bronze em favor dos meio heterogêneos:

“Planos transparentes de vidro ou celulóide, faixas de metal, arame, luzes elétricas internas ou externas podem indicar os planos, as tendências, os tons e os meio tons de uma nova realidade .”

Boccioni se formou em Roma, com Gino Severini, no ateliê de Giacomo Balla onde Aprendeu a pintura neo-impressionista. Depois Fixou-se em Milão, onde conheceu Marinetti e em 1909, aderiu ao Futurismo, com Balla, Carlo Carrà e Luigi Russolo, assinando com eles o Manifesto dos pintores futuristas, em 1910; no mesmo ano, redigiria o Manifesto técnico da pintura futurista. Convocado para lutar na Primeira Grande Guerra, serviu na artilharia, onde morreu após uma queda de cavalo durante exercícios militares.

boccioni-estatua.jpg

boccioni_horizontal.jpg

CARLO CARRÀ:

O pintor assinou o primeiro manifesto futurista, iniciou seus primeiros estudos e esboços de Ritmo dos Objetos e Trens, por definição suas obras mais futuristas. Entrou em contato com o cubismo junto com outros futuristas, mas em 1915 rompe com o movimento, juntou-se a De Chirico e realizou sua primeira pintura metafísica. Apesar de ter rompido com o futurismo Carrá foi um grande marco do movimento.

carra.jpg

GIACOMO BALLA:

Em sua obra o pintor italiano tentou endeusar os novos avanços científicos e técnicos por meio de representações totalmente desnaturalizadas, embora sem chegar a uma total abstração. Mostrou grande preocupação com o dinamismo das formas, com a situação da luz e a integração do espectro cromático.
Um recurso dos mais originais que ele usou para representar o dinamismo foi a simultaneidade, ou desintegração das formas, numa repetição quase infinita, que permitia ao observador captar de uma só vez todas as seqüência do movimento…
Preocupado, como seus companheiros, em encontrar uma maneira de visualizar as teorias do movimento, apresentou em 1912 seu primeiro quadro futurista intitulado dinamismo de um Cão na Coleira. Nas décadas seguintes assume definitivamente o realismo como a arte pura.

gballa11.jpg

menina-q-corre-sobre-um-balcao.gif

menina que corre sobre o balanço

Anúncios

About this entry